Ler é abrir janelas para o infinito...

Jadilton Marques & Cia.
A poesia e as vozes cavas dos meus Eus nefelibatas!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Manoel Botelho

 

Manoel da Silva Botelho nasceu em 21 de março de 1980, no município de Bagre, na Ilha de Marajó, Pará. Aos 46 anos, apresenta a fisionomia de um homem ainda vigoroso, cuja expressão combina inteligência, segurança e certa elegância renascentista — aspecto particularmente adequado à persona literária que construiu em torno do Quinhentismo.

Nascido numa das regiões florestais do Marajó, Manoel cresceu cercado pela presença imponente dos rios, pela vida ribeirinha e pelas narrativas transmitidas entre gerações. Entretanto, desde cedo, demonstrou curiosidade por aquilo que estava além das águas conhecidas. A leitura dos antigos relatos de viagem, das cartas dos primeiros cronistas e da literatura portuguesa despertou nele uma fascinação pela palavra como testemunho de um mundo que começa a ser descoberto.

É dessa convergência entre Amazônia e literatura de descobrimento que nasce sua poética.

O poeta do descobrimento

Manoel da Silva Botelho não pretende simplesmente reproduzir a linguagem dos escritores quinhentistas. Seu propósito é imaginar o que seria o Quinhentismo se o primeiro grande território descoberto pelos olhos do cronista fosse a própria Amazônia.

Em sua poesia, o viajante europeu cede lugar ao ribeirinho; a nau transforma-se em canoa; o oceano encontra correspondência nos grandes rios; a mata substitui a paisagem desconhecida dos relatos de viagem.

Assim, sua obra constrói uma espécie de crônica poética de um Marajó inaugural.

O poeta contempla a floresta como se a visse pela primeira vez.

A estética quinhentista

Sua poesia recupera alguns dos principais elementos da literatura do século XVI:

  • espírito de descoberta;
  • descrição da terra e da natureza;
  • observação dos costumes;
  • religiosidade;
  • literatura de viagem;
  • exaltação e estranhamento diante do mundo natural;
  • linguagem narrativa e descritiva;
  • diálogo entre o europeu e o nativo;
  • tensão entre civilização e natureza;
  • interesse documental transformado em matéria poética.

Manoel, porém, desloca esse universo histórico para o presente.

Sua pergunta fundamental não é:

“Como os antigos cronistas viram o Brasil?”

Mas:

“Como seria olhar novamente para o Brasil — e sobretudo para a Amazônia — como se ainda estivéssemos descobrindo-o?”

A Amazônia como terra primeira

Bagre ocupa lugar especial em sua obra.

A cidade natal não é apresentada simplesmente como município marajoara. Ela aparece como porta de entrada para uma geografia primordial, na qual cada rio parece esconder uma narrativa e cada árvore guarda uma memória anterior à chegada do homem.

A floresta, em sua poesia, não é silenciosa.

Ela observa.

Ela espera.

Ela recebe o viajante.

E, sobretudo, ela se recusa a ser inteiramente conhecida.

Essa característica dá à sua poesia um forte componente de mistério.

Entre o cronista e o poeta

Manoel desenvolveu uma voz literária que deliberadamente se situa entre dois gêneros: a crônica e a poesia.

Seu poeta frequentemente assume a postura de um observador que registra aquilo que vê. Mas, ao registrar, transforma a realidade em símbolo.

Uma canoa pode ser apenas uma canoa — ou a primeira embarcação de uma expedição.

Uma aldeia pode ser uma comunidade ribeirinha — ou o encontro inaugural entre dois mundos.

Uma árvore pode ser simplesmente uma árvore — ou o primeiro testemunho vivo de uma terra ainda desconhecida.

Essa ambiguidade é essencial para sua estética.

A presença indígena

Um dos aspectos mais importantes de sua poética é a tentativa de deslocar o centro de perspectiva.

Manoel não deseja reproduzir ingenuamente o olhar colonial dos cronistas. Ao contrário, utiliza a estética quinhentista para questionar o próprio olhar do descobridor.

O indígena deixa de ser mera figura descrita pelo viajante e passa a possuir voz, memória e conhecimento.

O rio que o estrangeiro pensa ter descoberto já possui nomes.

A floresta que o viajante julga desconhecida já possui caminhos.

A terra que o cronista registra como novidade já é antiga para quem nasceu nela.

É justamente nessa tensão que seu Quinhentismo ganha uma dimensão contemporânea.

O sagrado e a natureza

A religiosidade também ocupa espaço significativo em sua obra.

Manoel herdou do Quinhentismo a presença da fé cristã, mas a confronta com a espiritualidade ancestral da floresta.

Em seus poemas, igrejas, santos, procissões e cruzes podem aparecer ao lado de rios, árvores monumentais, pajés, encantarias e narrativas ribeirinhas.

Não se trata necessariamente de uma fusão religiosa, mas de um encontro de mundos espirituais.

Sua poesia procura compreender o instante em que o homem percebe que uma terra nova pode também ser uma revelação.

Estilo

Formalmente, Manoel é um poeta de linguagem descritiva, narrativa e imagética.

Gosta de períodos amplos, enumerações, imagens concretas e vocabulário relacionado à natureza e à navegação. Entretanto, quando escreve em versos, procura preservar musicalidade e rigor.

Cultiva especialmente:

sonetos, oitavas, décimas, poemas narrativos e poemas de viagem.

Sua poesia pode assumir o tom de uma carta antiga, de um diário de bordo ou de uma crônica de viajante — mas o cenário é invariavelmente marajoara.

A figura do poeta

A imagem de Manoel reforça sua construção literária.

O rosto jovem-maduro, o cabelo escuro e cuidadosamente ondulado, o pequeno bigode e a indumentária de inspiração renascentista fazem dele uma espécie de cronista quinhentista reencarnado na Amazônia.

Há, contudo, uma ironia deliberada nessa aparência: ele não é um europeu transplantado para o Marajó.

É um marajoara que se apropria do imaginário europeu do século XVI para narrar sua própria terra.

Essa inversão constitui uma das marcas mais interessantes de sua personalidade literária.

Lugar entre os heterônimos

Dentro da galeria heteronímica, Manoel da Silva Botelho representa a voz do primeiro olhar sobre a terra.

Seu território estético é aquele momento imaginário em que o mundo ainda parece novo, quando cada rio pode conduzir ao desconhecido e cada margem pode esconder uma revelação.

Se o Humanismo de Adamir pergunta pelo homem, e o Classicismo de Iara busca a harmonia, Manoel volta seus olhos para a terra descoberta e para o encontro entre mundos.

Sua poesia poderia ser resumida por quatro palavras:

descoberta, natureza, encontro e testemunho.

Ficha literária

Nome: Manoel da Silva Botelho
Nascimento: 21 de março de 1980
Naturalidade: Bagre, Pará — Ilha de Marajó
Idade em 2026: 46 anos
Escola estética: Quinhentismo
Vertente: Quinhentismo amazônico contemporâneo
Gêneros preferenciais: poesia, soneto, poema narrativo, crônica e carta poética
Temas: descoberta, natureza, viagem, fé, povos originários, encontro cultural, rios e floresta
Símbolos: canoa, nau, rio, mata, mapa, bússola, cruz e horizonte
Traço dominante: recriação poética do olhar quinhentista sobre a Amazônia
Personalidade: aventureiro, observador, culto, narrativo e fascinado pelo encontro entre o mundo antigo e a Amazônia.

.

 

 ◄ Iara Cinthya | Eusébio Valadares ► 
 

Voltar à Capa

Jaime Adilton Marques de Araújo
Enviado por Jaime Adilton Marques de Araújo em 11/06/2020
Alterado em 01/10/2026
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários

Jadilton Marques

Minha foto
Ver tamanho ampliado

Entre em contato comigo
E-mail: jaimeadilton@gmail.com

 

Sobre mim

Gênero: Masculino
Atividade: Agente de Contratação/Pregoeiro
Profissão: Contador
Local: Melgaço, Ilha de Marajó, Pará, Brasil
Links: Áudio
Introdução:

TABACARIA

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. [...] Fiz de mim o que não soube E o que podia fazer de mim não o fiz. O dominó que vesti era errado. Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara. Quando a tirei e me vi ao espelho, Já tinha envelhecido. Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado. Deitei fora a máscara e dormi no vestiário Como um cão tolerado pela gerência Por ser inofensivo E vou escrever esta história para provar que sou sublime. [...]

Álvaro de Campos

Interesses:

Música, Poesia, Brasilidade, Literatura, e tudo o mais que há de bom na vida.

Filmes favoritos:

Um Amor Para Recordar, O Leitor, O 13º Andar, O Contador, O Exterminador do Futuro (A saga), Matrix (A Saga), Identidade, Fragmentado, Deixados Para Trás (A Saga), entre outros.

Músicas favoritas:

Pedaço de Mim, Tinha Que Acontecer, Rainha da Vida, Tocando em Frente, Chão de Giz, Todas as do Vinícius de Moraes, entre outras tantas.

Livros favoritos:

A saga O Vendedor de Sonhos, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, A Carne, Amor de Perdição, A Moreninha, A Barca dos Amantes, Os Lusíadas, O Jogo da Detetive, O Pequeno Príncipe, entre tantos outros.

 

 

 

 

 

 


CONTRIBUTO AO POETA

Se quiser apoiar meu trabalho autoral e ajudar a manter meus livros disponíveis para leitura gratuita, escaneie o QR Code ao lado. Qualquer contribuição é voluntária. Leia, comente e compartilhe.