Ler é abrir janelas para o infinito...

Jadilton Marques & Cia.
A poesia e as vozes cavas dos meus Eus nefelibatas!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Adamir Freire

 

Adamir Freire da Trindade nasceu em 7 de janeiro de 1965, no município de Afuá, na Ilha de Marajó, Pará. Filho de uma região em que a vida humana se organiza entre rios, marés, várzeas e pequenas comunidades ribeirinhas, cresceu ouvindo histórias de viajantes, pescadores, trabalhadores das ilhas e velhos contadores de causos. Essa experiência de infância seria decisiva para sua concepção de poesia: para Adamir, o homem é o centro da paisagem, mas também é parte dela.

O homem e o poeta

Desde cedo, Adamir demonstrou inclinação para a leitura e para a observação do comportamento humano. Não foi, contudo, um poeta formado apenas pelos livros. Sua primeira escola foi o próprio Marajó: as conversas nas portas das casas, o silêncio dos campos alagados, a espera pela maré, o trabalho dos homens, a religiosidade popular, as pequenas tragédias familiares e as alegrias aparentemente insignificantes do cotidiano.

Na juventude, aproximou-se da literatura portuguesa e brasileira, encontrando especial interesse nos autores que colocaram o ser humano, suas contradições, seus valores e seus conflitos morais no centro da criação literária.

Foi nesse percurso que encontrou no Humanismo sua matriz estética.

Adamir não pretende simplesmente reproduzir a linguagem medieval ou imitar os poetas do século XV. Seu projeto é mais amplo: recolocar o homem diante de si mesmo. O Humanismo, em sua obra, torna-se uma maneira de olhar para a existência.

O Humanismo marajoara

Sua poesia parte de uma pergunta fundamental:

Que resta do homem quando retiramos dele tudo aquilo que julga possuir?

Para Adamir, a resposta está na fragilidade, na consciência, na memória, no amor, na morte, na amizade, no trabalho e na capacidade de escolher.

Por isso, sua poesia apresenta uma curiosa combinação entre medievalismo e Amazônia. A figura do homem que atravessa suas composições pode ser simultaneamente um camponês marajoara, um pescador, um velho barqueiro, uma mulher que espera o marido, um menino diante do rio ou um viajante solitário.

O rio, em sua poética, frequentemente assume uma dimensão simbólica: é caminho, destino e espelho da existência humana.

Características de sua poética

A obra de Adamir caracteriza-se por:

  • valorização do ser humano concreto, com suas virtudes e imperfeições;
  • reflexão sobre liberdade, consciência, destino e responsabilidade;
  • presença constante da memória;
  • diálogo com a tradição literária portuguesa e brasileira;
  • aproveitamento de formas tradicionais, especialmente redondilhas, cantigas e sonetos;
  • linguagem relativamente sóbria, clara e meditativa;
  • recorrência dos temas amor, velhice, morte, amizade, fé, trabalho e passagem do tempo;
  • integração entre paisagem marajoara e condição humana;
  • valorização da experiência cotidiana como matéria poética.

Não é, portanto, um poeta da natureza pela natureza. Quando fala do rio, fala do homem. Quando fala da lama, fala da condição humana. Quando descreve a maré, fala do tempo. Quando contempla uma casa vazia, fala da ausência.

A influência medieval

Adamir nutre especial fascínio pela poesia humanista portuguesa, sobretudo pelo momento histórico em que a literatura começou a deslocar progressivamente sua atenção do universo exclusivamente teocêntrico para uma percepção mais concreta do indivíduo.

Entretanto, ele não abandona a dimensão espiritual.

Seu Humanismo é espiritualizado, mas não necessariamente confessional. Deus pode aparecer em seus versos; entretanto, aparece frequentemente diante do homem, e não em substituição a ele.

Essa característica produz uma tensão recorrente em sua poesia:

fé × dúvida
destino × liberdade
corpo × espírito
tempo × memória
solidão × comunidade
homem × transcendência

Afuá em sua obra

Afuá não funciona apenas como cenário biográfico. É uma espécie de matriz simbólica de sua poesia.

As palafitas, os trapiches, os barcos, os igarapés, as casas suspensas, as canoas, a chuva, os caminhos de água e as comunidades ribeirinhas aparecem como elementos através dos quais Adamir interroga a existência.

Há nele uma concepção particularmente marajoara do tempo.

O homem urbano mede o tempo pelo relógio; Adamir mede-o pela maré.

O tempo chega, recua, retorna e nunca retorna exatamente igual.

Daí uma de suas imagens recorrentes: o homem como viajante de uma margem para outra.

O poeta da condição humana

Entre os heterônimos do projeto, Adamir ocupa uma posição singular porque seu interesse não está primordialmente na exaltação de uma escola literária, mas na investigação daquilo que permanece quando as escolas passam.

Seu Humanismo é, assim, contemporâneo.

Ele poderia dizer:

Não canto o homem porque o julgo grande,
mas porque o vejo pequeno e ainda assim capaz de grandeza.

Essa seria, talvez, a melhor síntese de sua poética.

Adamir acredita que a poesia deve devolver dignidade às experiências que normalmente passam despercebidas. O homem que trabalha, espera, envelhece, perde, perdoa, ama e recomeça é tão digno de poesia quanto reis, heróis e santos.

Personalidade literária

Fisicamente, Adamir transmite a imagem de um homem maduro, sério e contemplativo. O rosto marcado pelo tempo combina com sua persona: um intelectual de província, leitor paciente, observador dos homens e das coisas, mais inclinado à reflexão que ao espetáculo.

Sua figura poderia ser encontrada numa biblioteca de madeira escura, entre volumes antigos, mapas do Marajó e objetos herdados de família — exatamente como sugere o retrato.

Não possui a postura de um poeta boêmio. É antes o poeta-pensador, aquele que observa demoradamente antes de escrever.

Lugar de Adamir no projeto heteronímico

Dentro da galeria de heterônimos, Adamir Freire da Trindade representa a voz humanista.

Se outros poetas do conjunto exploram determinadas escolas ou tendências, Adamir volta-se para a pergunta essencial:

O que significa ser homem?

Sua poesia procura responder sem transformar a literatura em tratado filosófico. Ele prefere a imagem, a narrativa breve, a cena cotidiana e o símbolo.

Por isso, seu Marajó não é apenas geográfico. É existencial.

O homem diante do rio é o homem diante do tempo.

A canoa que se afasta é a vida.

A margem é a infância.

A outra margem é a morte.

E o percurso — aquilo que realmente interessa ao poeta — é a própria existência.

Ficha literária

Nome: Adamir Freire da Trindade
Nascimento: 7 de janeiro de 1965
Naturalidade: Afuá, Pará — Ilha de Marajó
Idade em 2026: 61 anos
Escola estética: Humanismo
Vertente: Humanismo marajoara / Humanismo contemporâneo
Gêneros preferenciais: poesia, soneto, cantiga, redondilha e prosa poética
Temas: condição humana, tempo, memória, morte, amor, liberdade, destino, fé, trabalho e cotidiano
Símbolos recorrentes: rio, maré, ponte, barco, margem, casa, estrada, espelho e relógio
Traço dominante: reflexão sobre a existência humana
Personalidade: contemplativo, erudito, sóbrio, observador e profundamente ligado à experiência marajoara.

 

 ◄ Jayme Lorenciz |  Iara Cinthya ►


Voltar à Capa

Jaime Adilton Marques de Araújo
Enviado por Jaime Adilton Marques de Araújo em 11/06/2020
Alterado em 01/10/2026
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários

Jadilton Marques

Minha foto
Ver tamanho ampliado

Entre em contato comigo
E-mail: jaimeadilton@gmail.com

 

Sobre mim

Gênero: Masculino
Atividade: Agente de Contratação/Pregoeiro
Profissão: Contador
Local: Melgaço, Ilha de Marajó, Pará, Brasil
Links: Áudio
Introdução:

TABACARIA

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. [...] Fiz de mim o que não soube E o que podia fazer de mim não o fiz. O dominó que vesti era errado. Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara. Quando a tirei e me vi ao espelho, Já tinha envelhecido. Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado. Deitei fora a máscara e dormi no vestiário Como um cão tolerado pela gerência Por ser inofensivo E vou escrever esta história para provar que sou sublime. [...]

Álvaro de Campos

Interesses:

Música, Poesia, Brasilidade, Literatura, e tudo o mais que há de bom na vida.

Filmes favoritos:

Um Amor Para Recordar, O Leitor, O 13º Andar, O Contador, O Exterminador do Futuro (A saga), Matrix (A Saga), Identidade, Fragmentado, Deixados Para Trás (A Saga), entre outros.

Músicas favoritas:

Pedaço de Mim, Tinha Que Acontecer, Rainha da Vida, Tocando em Frente, Chão de Giz, Todas as do Vinícius de Moraes, entre outras tantas.

Livros favoritos:

A saga O Vendedor de Sonhos, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, A Carne, Amor de Perdição, A Moreninha, A Barca dos Amantes, Os Lusíadas, O Jogo da Detetive, O Pequeno Príncipe, entre tantos outros.

 

 

 

 

 

 


CONTRIBUTO AO POETA

Se quiser apoiar meu trabalho autoral e ajudar a manter meus livros disponíveis para leitura gratuita, escaneie o QR Code ao lado. Qualquer contribuição é voluntária. Leia, comente e compartilhe.